"A cerâmica é poesia. O barro, massa amorfa, é moldado pelas mãos cuidadosas do artista que emprega em seu ofício parte de sua alma. Seus pensamentos, seus amores, sua devoção e demais sentimentos são transferidos para a argila, dando-lhe a forma de sua poética. A cerâmica é a poesia do ser humano integrado aos 4 elementos da natureza". (Dezíy)
Eu sou a Dezíy (Denise Scótolo Ortenzi), e sou curiosa por natureza. Sempre quis saber um pouco de tudo, quis experimentar diferentes formas de estar no mundo e sempre topei mudar de rumo para estar alinhada com o que me faz feliz.
Sou Mestre em Estudos Culturais pela USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, e meus múltiplos interesses também me levaram para formações em diferentes áreas de interesse: naturopatia, gestão, turismo e cultura de paz.
Apaixonada pelo mundo das artes desde menina, estudei na Escola Oficina de Artes, fiz cursos de pintura à óleo, decoupagem e cerâmica no Brasil e de pintura em seda na Índia.
Lecionei por mais mais de 10 anos em instituições de ensino formal (técnico, superior e pós graduação), começando em 2005 no Senac e encerrando minha carreira acadêmica em 2008, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia.
As artes sempre estiveram presentes como hobby e refúgio em meio a essa multidisciplinaridade formativa e profissional, mas em 2019 eu resolvi trocar a carreira acadêmica pela de artista-ceramista-empreendedora e fundei este atelier, onde trabalho muito e aprendo diariamente.
Aqui eu crio peças, ministro aulas, cuido das peças das(os) alunas(os), faço a gestão dos contratos e da agenda de cursos, cuido das mídias sociais etc.
Encerro os meus dias com aquele cansaço gostoso de quem curte o que faz.